Repensando o currículo - canal do Youtube

Mais de 50 videoaulas estão disponíveis no canal do Youtube do programa "Repensando o currículo" (Bit.ly/repensandocurriculo), tratando de temáticas de ciências, humanidades, linguagens, projetos de vida e a formação do Bom professor.

Conheça esse programa que visa o desenvolvimento profissional docente pautado na excelencência, na ética e no engajamento.

Recursos Educacionais e Manuais

 

Boa parte de nossas vidas é dedicada ao trabalho. São horas e horas empregadas no local de trabalho ou em casa pensando em atividades laborais, com pouco espaço em nossas vidas para atividades de ócio e lazer. Mas quantos de nós dão um significado positivo ao nosso trabalho? Quantos de nós se sentem com as melhores condições para desempenhar seu trabalho a contento? E com que frequência paramos para pensar nas consequências do nosso trabalho em terceiros, ou o impacto na sociedade como um todo?

A sociedade precisa de profissionais que se importam em realizar um Bom trabalho. No entanto, para indivíduos de todas as idades (jovens estudantes, formandos, novos e antigos profissionais), embora necessárias, são raras as oportunidades de reflexão sobre o significado do trabalho para si e para os demais.

Para introduzir formas de se trabalhar em escolas e universidades este e outros temas relacionados ao Bom trabalho, assista a um vídeo que apresenta o GoodWork Toolkit (legendas em português).

O Guia GoodWork busca levar indivíduos e grupos `a reflexão e ao diálogo sobre o que é o Bom trabalho. O Guia é composto de um conjunto de materiais pedagógicos flexíveis, incluindo histórias de pessoas com dificuldades para desenvolver um Bom trabalho, além de propor atividades que auxiliem as pessoas a atingirem os objetivos do Bom trabalho. Desde 2007, educadores em todo os níveis – do ensino fundamental ao superior -, no mundo inteiro já implementaram estes materiais em seus cursos, de formas distintas, e em breve vamos disponibilizá-los em língua portuguesa.

O Guia não é um currículo. É chamado de Guia pois contém uma série de ferramentas que podem ser usadas em diversas situações profissionais. O material é feito para ser adaptável a diferentes contextos: em outras palavras, este Guia pode ser utilizado em atividades curtas, como em uma aula; ou como referência durante o ano inteiro em uma determinada disciplina; ou ainda, como a base de um seminário de dois ou três dias de duração. Sua organização indica que não há necessidade de seguir sequencialmente os capítulos, do começo ao fim. Assim, os professores ou mediadores que o adotarem devem se sentir à vontade para escolher e adaptar os casos e atividades que melhor se adequem aos seus objetivos e às suas necessidades de tempo e espaço.

O Guia GoodWork está em processo de tradução para o português e adaptação `a realidade brasileira. Em breve ele estará disponível neste espaço para ser baixado gratuitamente em PDF. Enquanto isso, você pode conhecê-lo e baixá-lo na sua versão original em inglês, acessando a página do GoodWork Toolkit no site do Project Zero da Harvard Graduate School of Education.

Acesse aqui o Guia GoodWork em inglês.

 

Para conhecer outros Recursos e Manuais referentes a outros sub-projetos do The Good Project, assista ao vídeo a seguir (legendado em português).

 

Para conhecer outros recursos educacionais como o Jogo de Valores, o Manual da Boa Colaboração, histórias e vídeos inspiradores para o trabalho em sala de aula, e muito mais, visite a página do The Good Project.  Você terá acesso `as versões em inglês desses materiais e recursos educacionais.