Projetos de Pesquisa

O GoodProject Brasil está desenvolvendo uma série de pesquisas inéditas no Brasil, buscando compreender os significados do que é ser um Bom Educador para os profissionais brasileiros.

O Programa de Pesquisas intitulado "O professor da escola pública brasileira: seus sonhos, desejos e projetos de vida" está em andamento com a coordenação de pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo, em parceria com o Instituto Iungo. O objetivo é dar voz a  professores da Educação Básica de todo o país, captando os seus desejos, sonhos, necessidades e projetos de vida, para que o desenvolvimento profissional docente possa ser pensado de forma mais conectada aos seus anseios.

Esse programa é composto de duas grandes pesquisas em nível nacional que estão em fase final de desenvolvimento, além de seis teses de doutorado e dissertações de mestrado que estão em andamento.

As duas pesquisas centrais, são:

1) A escola pública dos sonhos para os educadores brasileiros

Clique aqui para ver uma matéria veiculada na CNN Brasil sobre os resultados desse estudo

2) O professor da escola pública brasileira: seus desejos e projetos de vida

Clique aqui para ver uma matéria veiculada na CNN Brasil sobre os resultados desse estudo

Para conhecer os dados resumidos dessas duas pesquisas, clique aqui

Projeto de desenvolvimento docente

Tendo como foco o desenvolvimento profissional do Bom Educador, iniciamos em 2021 o oferecimento dos cursos "Repensando o Currículo", que se propõem a promover o desenvolvimento profissional de docentes da educação básica (anos finais do ensino fundamental e ensino médio), por meio de experiências e práticas educativas emancipadoras e ativas, auxiliando escolas e docentes a repensarem o seu papel, o currículo e as práticas educacionais.

Esse programa é desenvolvido por nossa equipe em conjunto com o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP) da Universidade de São Paulo, por meio da parceria com o Instituto iungo.

Composto por quatro cursos, seus objetivos são de romper com o modo tradicional ainda prevalente de formar professores no Brasil, visando conseguir que as inovações do mundo contemporâneo sejam absorvidas nos espaços educativos. Sob esta premissa, os cursos “Repensando o currículo” buscam apontar caminhos inovadores para a formação de professores, baseado em princípios como o construtivismo, o construcionismo, o aprender fazendo, e o trabalho colaborativo e cooperativo calcado em conhecimentos inter, multi e transdisciplinares. Pretende-se, com isso, promover o desenvolvimento profissional de Bons educadores que tenham uma postura educacional crítica, ativa e emancipadora capaz de apoiá-los no seu trabalho pedagógico e na consciência de seu papel junto aos estudantes.

Os cursos sendo oferecidos são:
1) Repensando o currículo: As linguagens nas práticas educativas
2) Repensando o currículo: Ciências
3) Repensando o currículo: Humanidades
4) Repensando o currículo: Projetos de Vida e Cidadania.